O rosto de Cristo na era digital
Não é novidade para ninguém que a internet e suas tecnologias estão transformando a maneira de nos relacionar, seja ela com o mundo ou com as pessoas. O Papa Banto XVI, em seu discurso para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, salientou que “estamos perante uma ampla transformação cultural”.
Os frequentes discursos e mensagens do papa exortando os cristãos a testemunharem o rosto de Cristo na internet ganham corpo na forte atuação Igreja Católica nessa seara. Algumas pessoas se assustam quando veem perfis do Vaticano no Youtube e outras redes sociais, além de aplicativos para aparelhos como Iphone e Ipod que, por exemplo, ajudam fiéis a rezarem e a se prepararem para a confissão.
Sabemos que o novo nos assusta, nos causa desconfiança e logo nos questionamos: estaria a Igreja incentivando o consumismo desenfreado de novos aparelhos que são lançados a cada dia? E como fica o relacionamento de pessoas que não conseguem se desprender da internet?
De fato, estamos diante de um dos maiores desafios da Igreja na atualidade, mas se nos fecharmos para essa mudança social perderemos um enorme campo de missão, onde os jovens, sobretudo, se encontram como os protagonistas dessa revolução. Também perderemos o foco das informações.
“A Igreja se sentiria culpada diante do seu Senhor se ela não lançasse mão desses meios potentes que a inteligência humana torna a cada dia mais aperfeiçoados. É servindo-se deles que ela 'proclama sobre os telhados' a mensagem de que é depositária”, diz a Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi de Paulo VI. Esse documento faz parte da história da Canção Nova e exprime a sua missão. Desde 1995, quase a mesma idade da internet, a comunidade se lança no que vem insistindo Bento XVI: testemunhar o rosto de Cristo na era digital.
Em 2010 atingimos a marca de nove milhões de acessos mensais no portal www.cancaonova.com. Estamos presentes desde os inícios nas redes sociais e no desenvolvimento de novas tecnologias, como, por exemplo, o portal de blogs com a presença de sacerdotes que atendem ao pedido de Bento XVI de uma “pastoral digital”. Também temos a primeira rádio católica no Brasil (canção Nova FM) que pode ser acessada por iPhone e iPodTouch.
Com responsabilidade e humildade podemos dizer que a Canção Nova é pioneira no meio católico no que diz respeito à evangelização a partir desta cultura digital. Não se trata de alienar ou deixar as pessoas dependentes do meio, mas usar o meio para fazê-las dependentes de Deus. Essa é a missão da Canção Nova: em comunhão com Bento XVI e com toda a Igreja levar a palavra de Deus a todos os lugares do mundo, seja por meio da internet ou de qualquer outro canal. Porque Deus não precisa de passaporte. Não há portas fechadas para o Evangelho.
Daniel Machado
Filósofo e membro da comunidade Canção Nova.
http://blog.cancaonova.com/asas @dancancaonova
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