quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Mapa do Wi-Fi: entenda os padrões da conexão sem fio



apps:

Encontre pontos de Wi-Fi
Apple Store - Free Wi-Fi Finder
Skype Wi-Fi
Google Play - Free Zone Scanner

Para um acesso à internet cada vez mais veloz, além de um plano robusto de banda larga, é preciso usar equipamentos que suportem essa capacidade. E quando o assunto é conexão sem fio, uma série de nomenclaturas parece bem complicada. Mas a gente simplifica.

O roteador Wi-Fi é o responsável por transmitir o sinal de internet banda larga. As nomenclaturas começam quando a gente analisa a velocidade de transmissão dos roteadores, que é definida por padrões. O primeiro a se tornar popular foi o padrão “802.11G”, que oferecia velocidade de até 54 megabits por segundo. Em seguida, veio o padrão “802.11N”, atingindo os 300 megabits por segundo, podendo chegar a até 600 megabits por segundo. O padrão mais recente é o “802.11AC”, que triplicou essa velocidade e atinge velocidades acima de 1 gigabit por segundo. Atualmente, o mais popular é o padrão “n”. Mas, é claro que o AC vai ocupar esse lugar em breve.

Alguns modelos do padrão “N” trazem a tecnologia MIMO, o que pode dobrar a velocidade oferecida para o padrão, chegando aos 600 megabits por segundo. O MIMO é um conjunto de técnicas de transmissão para sistemas de comunicação sem fio com múltiplas antenas de transmissão e recepção. Para trafegar informações em canais paralelos, o roteador wi-fi “MIMO” traz mais de uma antena instalada, o que aumenta a velocidade e a estabilidade da conexão. Nem sempre as antenas são visíveis, mas é importante saber quantas existem.

O padrão “AC” também traz o MIMO incorporado – o ganho de desempenho que a tecnologia proporciona é grande. Mais do que isso, uma especificação no novo padrão realiza múltiplas conexões de alta velocidade. No padrão “802.11ac”, as ondas não são propagadas de modo uniforme para todas as direções, os roteadores wi-fi reforçam o sinal para os locais onde há computadores conectados. Outra vantagem que o padrão “AC” traz é a possibilidade de conversar simultaneamente com diversos aparelhos conectados ao roteador sem qualquer interrupção.

A melhor experiência só é sentida quando se usa roteadores padrão “AC” com equipamentos que já tenham essa tecnologia. Mas se você quiser evoluir seu wi-fi, vale a pena prestar atenção em alguns detalhes. Para a maioria das conexões, o padrão “N” ainda dá conta do recado; principalmente os modelos com a tecnologia MIMO. Já os roteadores padrão “AC”, além de serem bem mais caros, só são indicados para quem tem uma conexão de banda larga acima dos 100 megabits por segundo.

Agora se você estiver fora de casa e precisar urgente de uma conexão Wi-Fi, não deixe de conferir uma seleção de aplicativos para iOS e Androids que ajudam você a encontrar Wi-Fi públicos ou abertos. Aliás, um serviço que vem se tornando cada vez mais popular é o Skype Wi-Fi. Usando créditos do Skype como forma de pagamento, é possível se conectar a hospots públicos disponíveis em mais de dois milhão de pontos de acesso em todo o mundo, inclusive aeroportos, hotéis, estações de trem e cafés. Interessante é que você só paga pelos minutos que usar. O serviço está disponível para Windows, Mac OS, Linux, iOS, Android e Nokia X.

Para conferir esses aplicativos gratuitos e até localizar um ponto de acesso do Skype Wi-Fi em um mapa interativo super bacana, acesse olhardigital.com.br. Os links estão lá, junto ao texto que acompanha esta matéria no nosso site; acesse e aproveite. E, tem mais! Se você já tem um roteador e quer dar uma avaliada na área de cobertura dele, para saber ele está cobrindo tudo como deveria, tem um programa mais que bacana que faz isso para você. Separamos o link para o download dele também junto ao texto que acompanha essa matéria. Se depois disso tudo ainda tiver sobrado alguma dúvida, participe do nosso fórum e conte com milhares de outros fãs de tecnologia que podem te ajudar; ou, quem sabe, a própria redação do Olhar Digital.

Fonte: Olhardigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário