Invenção feita por aposentado no sul país tem um consumo de apenas R$ 0,10 por quilômetro rodado
João Alfredo Dresch, o criador do JAD, posa com o seu veículo. (Fonte da imagem: Reprodução/G1) |
O produto em questão é o JAD, o primeiro minicarro elétrico do Brasil. O motor tem 5 cv de potência, alcança os 70 km/h, não polui e é silencioso. O tamanho é outro diferencial, já que possui menos de 2 metros de largura. O gasto por quilômetro rodado, explica João, é de apenas R$ 0,10.
Em busca de investimentos
“Só usei a cabeça. Acho que isso falta nesse ramo. Fui à Itália e vi esses carros pela rua. Voltei decidido a fazer algo parecido”, explica. Com R$ 10 mil emprestados, João começou os trabalhos no minicarro elétrico, no qual ele investiu um total de R$ 40 mil. “O primeiro protótipo era de papelão, depois fizemos um de madeira e outro de fibra, até chegar ao modelo de aço”, explica.Primeiros protótipos do JAD. (Fonte da imagem: Reprodução/G1) |
Embora todos considerem a ideia sensacional, aos olhos da lei brasileira João tem enfrentado problemas. Entre 2011 e 2014 o veículo foi apreendido duas vezes. “Tive que aguardar muito tempo até que a documentação saísse, o que aconteceu só no mês de janeiro”, afirma.
Nesta semana, o JAD de João voltou a ser notícia na mídia, por conta de uma multa recebida na cidade de Lajeado. Por ser pequeno, o carro pode ser estacionado no sentido inverso. Em uma vaga convencional em que cabe apenas um carro, é possível estacionar até 3 JAD.
“O fiscal não gostou da brincadeira, mas tentei mostrar que a função do carro é justamente essa: daria para colocar mais três carros dos meus”, explica. O resultado foi uma multa de R$ 85,13 por conta da situação inusitada, ilustrada na foto abaixo.
Como ele funciona?
Embora só agora tenha recebido autorização para circular, João conta que foi necessário apenas um ano entre a concepção do projeto e o resultado final. O veículo é alimentado por um sistema de 14 baterias, que mantém uma corrente contínua que aciona o motor de 5 cv do minicarro.Em uma vaga convencional cabem até 3 JADs. (Fonte da imagem: Reprodução/G1) |
Dentro do veículo há espaço para apenas duas pessoas, o motorista e o passageiro, e é possível adicionar bagagens na parte traseira. Segundo ele, o tempo de recarga em um plugue convencional de luz é de apenas uma hora. “É para andar na cidade e concorrer com as motos”, confessa o inventor.
João ressalta ainda que o seu JAD é economicamente viável e para isso busca interessados em investir no projeto. “Estou conversando com quatro empresas no momento e creio que o consumidor final pode adquirir um carro como esse por menos de R$ 20 mil”, completa.
A Associação Brasileira do Veículo Elétrico estima que a eficiência de um automóvel elétrico é de aproximadamente 70% – percentual quase cinco vezes maior do que o de veículos convencionais (que variam de 14% a 18%).
Fonte: G1
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