10 dicas para evitar
ciladas com serviços de telecomunicação
O
consumidor está sempre exposto à possibilidade de enfrentar problemas com
serviços de telecomunicações, seja por não estar atento a tudo o que assina,
seja porque as empresas que oferecem os serviços sabem como enrolar os
clientes. Foi para evitar que as pessoas caiam em ciladas que a Anatel liberou uma cartilha simples com
10 dicas sobre o mercado. Confira:
1)
Contratando um serviço ou pacote de telecom? Pergunte se o valor inicial é uma
promoção, até quando vale e quanto vai custar depois. Evite susto na conta.
2) Antes
de contratar um plano, leve em conta seus hábitos de consumo: quantos minutos
costuma falar, mensagens e o volume de dados que usa.
3) O
consumidor com pagamento em dia pode suspender o serviço de telecom por um
período de um a quatro meses. Esse direito pode ser exercido gratuitamente uma
vez por ano.
4)
Contratando uma oferta com fidelização? Pergunte quanto tempo ela dura. O prazo
máximo autorizado pela Anatel é de 12 meses.
5) Para
mudar de operadora e manter o número de telefone, solicite a portabilidade na
prestadora de destino. A migração irá ocorrer em até três dias úteis.
6) Está
contratando por telefone? Você tem direito a uma cópia impressa do contrato e a
uma cópia da ligação. Basta pedir à operadora.
7) A
velocidade média da banda larga fixa deve ser, pelo menos, 70% em relação à
velocidade declarada no contrato. Para medir, acesse brasilbandalarga.com.br (o Olhar Digital também
tem um medidor, veja
aqui).
8) Tire
todas as dúvidas antes de contratar. A operadora deve explicar em detalhes o
que está incluso e o que está fora do plano ofertado.
9) As
regras do Código de Defesa do Consumidor também valem ara serviços de telecom.
Caso alguma norma seja descumprida, procure a Anatel.
10)
Planos com fidelização podem ser vantajosos, mas saiba que haverá multa se
cancelar o serviço antes do prazo em contrato.
OLHAR DIGITAL.
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