O bate boca teve início quando a cantora pop Taylor Swift veio a público e soltou o verbo dizendo ser contra o modelo adotado pelo Spotify e serviços do tipo. Segundo ela, as plataformas não valorizam o trabalho dos artistas e paga muito pouco pelas músicas. A raiva da cantora de cabelos dourados cujas músicas estão nas paradas de sucesso de todo o mundo foi tamanha que ela simplesmente retirou todo o seu acervo do serviço de streaming em novembro do ano passado.
O Spotify, por sua vez, veio a público se defender e dizer que já gastou US$ 2 bilhões em royalties desde que o serviço foi criado e que pode estar acontecendo um "equívoco". Por causa desse mal entendido, o dinheiro pode não estar sendo repassado adequadamente pelas gravadoras que recebem o pagamento.
Sabendo os dois lados da história, a dúvida que não quer calar é: quanto exatamente um artista ganha ao disponibilizar suas músicas no Spotify, Rdio, Rhapsody e afins? Esses US$ 2 bilhões que o Spotify diz ter gasto realmente significam alguma coisa ou é só papo furado para a empresa se passar de santa aos olhos dos usuários? Pior ainda: será que o modelo tradicional de vendas, aquele em que o artista fecha um acordo com uma gravadora e vende suas músicas em CDs em lojas espalhadas pelo mundo, ainda é rentável e atraente para os cantores?
Para responder a todas essas questões o pessoal do Information Is Beautiful criou um infográfico para lá de bacana para acabar de uma vez por todas com essa confusão e mostrar que, sim, Taylor Swift tem sua parcela de razão na bulha com os serviços de streaming de música e, mais do que isso, em alguns casos é praticamente impossível arrecadar um valor decente nessas plataformas.
Confira o infográfico abaixo (é possível clicar sobre ele para visualizá-lo em tamanho real):
Clique no infográfico acima para vê-lo em tamanho cheio
Mesmo assim, fica um tanto quanto difícil dizer qual modelo é mais rentável e, mais do que isso, qual plataforma de streaming é a mais atraente para um artista. O Spotify, por exemplo, paga menos que o Tidal, mas o serviço sueco tem muito mais usuários do que o mais novo negócio do rapper Jay-Z, o que acaba fazendo com que as chances de uma determinada música ser tocada sejam maiores.
Para você, qual modelo vale mais a pena? Qual plataforma é a mais atraente para os músicos? E, mais do que isso, quem está certo na peleja entre Taylor Swift e Spotify? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
Fonte: Information Is Beautiful
via canaltech
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