Pergunta: "O que a Bíblia ensina a respeito da Trindade?"
Resposta:
A coisa mais difícil a respeito do conceito cristão da Trindade é que
não há maneira de explicá-lo adequadamente. A Trindade é um conceito
impossível de ser totalmente compreendido por qualquer ser humano,
quanto mais explicado. Deus é infinitamente maior do que nós, por isso
não devemos esperar que sejamos capazes de compreendê-Lo totalmente. A
Bíblia ensina que o Pai é Deus, que Jesus é Deus e que o Espírito Santo é
Deus. A Bíblia também ensina que há um só Deus. Mesmo podendo
compreender alguns fatos sobre a relação das diferentes pessoas da
Trindade umas com as outras, no geral, a Trindade é incompreensível à
mente humana. Entretanto, não significa que não seja verdade ou fora dos
ensinamentos da Bíblia.
Ao estudar este assunto, lembre-se de que a palavra “Trindade” não é
usada nas Escrituras. Este é um termo usado em uma tentativa de
descrever o Deus triúno, e o fato de haver 3 pessoas co-existentes e
co-eternas perfazendo um só Deus. Compreenda que DE JEITO ALGUM se
sugere aqui que haja 3 Deuses. A Trindade é 1 Deus feito de 3 pessoas.
Não há nada errado em usar o termo “Trindade”, mesmo que esta palavra
não se encontre na Bíblia. É mais prático dizer a palavra “Trindade” do
que dizer “3 pessoas co-existentes e co-eternas perfazendo um só Deus”.
Se isto for problema para você, considere isto: a palavra avô também não
é usada na Bíblia. Mesmo assim, sabemos que havia avôs na Bíblia.
Abraão foi avô de Jacó. Então, não fique obcecado com termo “Trindade”. O
que realmente importa é que o conceito REPRESENTADO pela palavra
“Trindade” existe nas Escrituras. Terminada esta introdução, mostraremos
versículos bíblicos na discussão sobre a Trindade.
1) Há um só Deus: Deuteronômio 6:4; I Coríntios 8:4; Gálatas 3:20; I Timóteo 2:5.
2) A Trindade consiste de três Pessoas: Gênesis 1:1; 1:26; 3:22; 11:7;
Isaías 6:8; 48:16; 61:1; Mateus 3:16-17; 28:19; II Coríntios 13:14. Nas
passagens do Velho Testamento, algum conhecimento de hebraico é de
grande ajuda. Em Gênesis 1:1, é usado o substantivo plural “Elohim”. Em
Gênesis 1:26; 3:22; 11:7 e Isaías 6:8, o pronome plural equivalente a
“nós” é usado. “Elohim” e “nós” se referem a mais de duas pessoas, NÃO
há dúvidas. Em português, temos apenas duas variações quanto ao número,
singular e plural. Em hebraico, temos três formas: singular, dual e
plural. Dual é para dois, APENAS. Em hebraico, a forma dual é usada para
coisas que vêm em pares, como olhos, orelhas e mãos. A palavra “Elohim”
e o pronome “nós” são formas de plural – definitivamente mais de dois, e
devem estar se referindo a três ou mais (Pai, Filho, Espírito Santo).
Em Isaías 48:16 e 61:1, o Filho está falando enquanto faz referência ao
Pai e ao Espírito Santo. Compare Isaías 61:1 com Lucas 4:14-19 para ver
que é o Filho falando. Mateus 3:16-17 descreve o acontecimento do
batismo de Jesus. Nele se vê o Deus Espírito Santo descendo sobre o Deus
Filho enquanto o Deus Pai proclama Seu prazer no Filho. Mateus 28:19 e
II Coríntios 13:14 são exemplos de 3 pessoas distintas na Trindade.
3) Os membros da Trindade são distintos uns dos outros em várias
passagens: No Velho Testamento, “SENHOR” é diferenciado de “Senhor”
(Gênesis 19:24; Oséias 1:4). O “SENHOR” tem um “Filho” (Salmos 2:7, 12;
Provérbios 30:2-4). Espírito é distinto de “SENHOR” (Números 27:18) e de
“Deus” (Salmos 51:10-12). Deus o Filho é diferenciado de Deus o Pai
(Salmos 45:6-7; Hebreus 1:8-9). No Novo Testamento, João 14:16-17 é onde
Jesus fala ao Pai sobre enviar um Ajudador, o Espírito Santo. Isto
demonstra que Jesus não considerava a Si mesmo como sendo o Pai ou o
Espírito Santo. Considere também todas as outras vezes, nos Evangelhos,
onde Jesus fala ao Pai. Estava Ele falando consigo mesmo? Não. Ele
falava com uma outra pessoa na Trindade, o Pai.
4) Cada membro da Trindade é Deus: O Pai é Deus: João 6:27; Romanos 1:7;
I Pedro 1:2. O Filho é Deus: João 1:1, 14; Romanos 9:5, Colossenses
2:9; Hebreus 1:8; I João 5:20. O Espírito Santo é Deus: Atos 5:3-4; I
Coríntios 3:16 (Aquele que habita é o Espírito Santo: Romanos 8:9; João
14:16-17; Atos 2:1-4).
5) A subordinação dentro da Trindade: As Escrituras mostram que o
Espírito Santo é subordinado ao Pai e ao Filho, e o Filho é subordinado
ao Pai. Esta é uma relação interna, e não nega a divindade de nenhuma
das pessoas da Trindade. Esta é simplesmente uma área que nossas mentes
finitas não conseguem compreender, em vista do Deus infinito. Em relação
ao Filho, veja: Lucas 22:42; João 5:36; João 20:21; I João 4:14. Em
relação ao Espírito Santo veja: João 14:16; 14:26; 15:26;16:7 e
principalmente João 16:13-14.
6) As tarefas dos membros individuais da Trindade: O Pai é a fonte
máxima ou causa de: 1) o universo (I Coríntios 8:6; Apocalipse 4:11); 2)
revelação divina (Apocalipse 1:1); 3) salvação (João 3:16-17); e 4) as
obras humanas de Jesus (João 5:17;14:10). O Pai PRINCIPIA todas estas
coisas.
O Filho é o agente através do qual o Pai faz as seguintes obras: 1) A
criação e manutenção do universo (I Coríntios 8:6; João 1:3; Colossenses
1:16-17); 2) divina revelação (João 1:1; Mateus 11:27; João 16:12-15;
Apocalipse 1:1); e 3) salvação (II Coríntios 5:19; Mateus 1:21; João
4:42). O Pai faz todas estas coisas através do Filho, que funciona como
Seu agente.
O Espírito Santo é o meio pelo qual o Pai faz as seguintes obras: 1)
criação e manutenção do universo (Gênesis 1:2; Jó 26:13; Salmos 104:30);
2) divina revelação (João 16:12-15; Efésios 3:5; II Pedro 1:21); 3)
salvação (João 3:6; Tito 3:5; I Pedro 1:2); e 4) feitos de Jesus (Isaías
61:1; Atos 10:38). Então faz assim o Pai todas estas coisas pelo poder
do Espírito Santo.
Nenhuma das ilustrações populares são descrições completamente apuradas
da Trindade. O ovo (ou maçã) falha porque a casca, a clara e a gema são
partes do ovo, e não são o ovo, cada qual separadamente. O Pai, Filho e
Espírito Santo não são partes de Deus, cada um Deles é Deus. A
ilustração da água é de alguma forma melhor, mas ainda falha em
adequadamente descrever a Trindade. Líquido, vapor e gelo são estados da
água. O Pai, Filho e Espírito Santo não são formas ou estados de Deus,
mas cada qual separadamente é Deus. Então, enquanto estas ilustrações
podem nos dar uma idéia da Trindade, esta não se faz totalmente precisa.
Um Deus infinito não poderá ser totalmente descrito por uma ilustração
finita. Em vez de focalizar na Trindade, tente focalizar na grandeza de
Deus e Sua natureza infinitamente maior que a nossa. “Ó profundidade das
riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis
são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que quem
compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?” (Romanos
11:33-34).
FONTE: www.GotQuestions.org/Portugues
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